Entre a ciência e a reputação: por que as farmacêuticas precisam se comunicar como marca

Gheorgia Kitamura Gheorgia Kitamura |
setembro 9, 2025

Por décadas, a comunicação no setor farmacêutico concentrou-se em duas frentes: produto e regulação. Foco técnico, linguagem científica e ênfase no compliance seguem sendo a base do mercado, garantindo segurança e credibilidade. No entanto, em uma jornada de informação cada vez mais descentralizada e multicanal, comunicar apenas o mínimo regulatório já não sustenta reputação, nem gera conexão.A ciência permanece no centro. Mas, para ampliar compreensão e confiança, é preciso atuar como marca: com valores claros, narrativa contínua, presença onde os públicos estão e formatos alinhados às suas necessidades.

Reputação se constrói com narrativa
Empresas farmacêuticas são responsáveis por descobertas relevantes, ampliam o acesso à saúde e impactam a qualidade de vida. A partir disso, definem seu propósito.

Missão e valores claros são o ponto de partida. A reputação se consolida quando esses princípios se traduzem em ações concretas e numa conversa constante com o mercado.

Essa conversa deve ser relevante para públicos diversos, com jornadas e necessidades diferentes. Por isso, é essencial ir além do conteúdo técnico, compreendendo contextos e escolhendo canais, formatos e mensagens capazes de se conectar de forma precisa com médicos, pacientes, colaboradores e outros tomadores de decisão.
Marcas que se destacam combinam estratégia e escuta ativa. Transformam ciência em diálogo útil, adaptam a linguagem sem perder rigor e mantêm presença constante, para além dos ciclos lançamento–crise.

Comunicação como ativo estratégico
A verdade é que a reputação se constrói na prática da comunicação estratégica. Quando os públicos entendem o que a empresa faz, por que faz e com que compromissos, a confiança cresce e o reconhecimento se torna natural.Na Swordfish Brasil, ajudamos marcas do setor farmacêutico a fazer esse movimento: comunicar com intenção, sem abrir mão da precisão técnica, ampliando suas possibilidades de conversa.
Se comunicar bem sempre foi importante. Agora, é inegociável.
Precisa de ajuda para construir narrativas de valor? Fale conosco.

Gheorgia Kitamura
Gheorgia Kitamura – Planning Director

Estrategista de comunicação com foco em resolução de problemas e fortalecimento de marcas de diversos nichos. Dez anos de experiência entre clientes e agências de marketing e publicidade.

TAGS:

Comunicação estratégica
Farma marketing
Reputação de marca

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