Ruído ou relevância?
Estratégias para comunicar saúde
em meio à hiperconectividade

Gheorgia Kitamura Gheorgia Kitamura |
julho 24, 2025

Comunicar saúde sempre foi um desafio, especialmente pela necessidade de traduzir a linguagem científica em mensagens acessíveis e que gerem mobilização. Na era da hiperconectividade, esse desafio se intensifica: são milhões de conteúdos disputando atenção em vídeos curtos, rolagens infinitas e timelines saturadas. 

Nesse cenário, saber comunicar do jeito certo é o que transforma ruído em relevância. É o que diferencia campanhas que passam despercebidas daquelas que realmente geram impacto.

Como falar de temas sensíveis de forma que mobilize?
Como traduzir dados complexos em mensagens claras e acionáveis?
Como engajar diferentes públicos sem perder o rigor técnico ou a empatia?

Campanhas de impacto nascem quando a comunicação deixa de ser reativa e passa a ser estratégica. Elas se constroem com base em dados e contexto. E ganham força quando unem criatividade e ciência para colocar as pessoas no centro — com linguagem, formatos e abordagens que geram identificação.

Na prática, isso significa entender que comunicar bem em saúde exige propósito, timing e uma compreensão profunda dos territórios onde a mensagem vai operar. É justamente aí que marcas, agências e profissionais do setor têm a oportunidade de fazer a diferença.

Aspas decorativas

Em um segmento tão competitivo e, principalmente, regulamentado, marcas e instituições precisam priorizar a criação de narrativas que informam, mobilizam e geram identificação.

“Em um segmento tão competitivo e, principalmente, regulamentado, marcas e instituições precisam priorizar a criação de narrativas que informam, mobilizam e geram identificação.” – Gheorgia Kitamura, Planning Director da Swordfish Brasil

Em um cenário onde a informação disputa espaço com a desinformação e o ruído, construir campanhas que realmente engajam é mais do que uma necessidade — é um diferencial competitivo.

Marcas de saúde que investem em comunicação estratégica usam a hiperconectividade a seu favor: ampliam sua presença de forma consistente, constroem autoridade e se tornam aliadas confiáveis na jornada de cuidado de milhões de pessoas.

Na Swordfish Brasil, ajudamos sua marca a transformar ruído em relevância com campanhas que geram impacto. Vamos conversar? 

Gheorgia Kitamura
Gheorgia Kitamura – Planning Director

Estrategista de comunicação com foco em resolução de problemas e fortalecimento de marcas de diversos nichos. Dez anos de experiência entre clientes e agências de marketing e publicidade.

TAGS:

COMUNICAÇÃO
RELEVÂNCIA
SAÚDE

Leia Também

VER TODOS OS POSTS →
Inclusão digital na saúde: como o design centrado no usuário pode abrir mais portas
Medicina personalizada,comunicação segmentada